Nova Casa!

Agora o blog tem nova casa. Fora do domínio do WordPress, temos um domínio próprio chamado descobrindoati.com.br. Fiquei muito feliz com a nova fase do Blog, que agora está em um lugar quase definitivo. Para este começo de projeto, pensei em algo bem simples, mas escalável. Em algum tempo, quando o Blog for acessado com mais frequência e em maior quantidade, podemos mudar de casa novamente para uma hospedagem mais robusta!

Alias, falando nisso, para quem pensa em criar um blog ou site, segue abaixo o que eu fiz para criar o Descobrindo a TI:

1) Entre no site www.wordpress.com e registre uma conta pessoal;
2) Com a conta criada é possível criar um novo blog, escolhendo o nome do blog e o domínio. No meu caso, escolhi o domínio descobrindoati.wordpress.com, pois é gratuito, mas é possível escolher outros e pagar uma taxa de registro do domínio;
3) Com o Blog criado, basta entrar na sua conta e administrá-lo com o WP-ADMIN, gerenciador do WordPress.

Como eu queria fazer um teste, pagar um domínio ainda não era o ideal, mas assim que decidi dar continuidade ao Blog, preferi já comprar um domínio na Internet. Desta forma, precisei realizar os seguintes passos:

1) O registro de domínio foi realizado através do Registro.br. Para isso, basta entrar no site www.registro.br, procurar pelo domínio e, se estiver disponível, comprá-lo;
2) Ter apenas o domínio não é o bastante para ter um site disponível na internet. Para isso, é preciso comprar uma hospedagem de site. Existem diversas empresas que oferecem hospedagem, como a Kinghost, Uol Host, HostGator, HostDime e muitos outros;
3) Após escolher a empresa que hospedará o site, basta comprar o plano que melhor se encaixa em suas necessidades;
4) Há várias plataformas e sistemas para criação de sites de Blogs. As hospedagens de site, geralmente, possuem instaladores automáticos destes sistemas. Assim que a empresa liberar o acesso ao seu espaço, você deve instalar o sistema de sua escolha.

Sugiro que você pesquise na Internet sobre os sistemas disponíveis, mas para adiantar um pouco sua pesquisa, vou listar alguns abaixo:

Wordpress-IconWordPress – Plataforma de criação de Blogs e sites;
256px-Joomla_Shiny_Icon.svgJoomla – Sistema para criação e gerenciamento de sites e sistemas web;
mediawikMediaWiki – Ferramenta de criação de Wiki;
phpbb_logoPhpBB – Sistema para criação de Fóruns;

Os procedimentos que eu coloquei aqui foram bem sucintos e, portanto, se alguém tiver interesse e dúvida de como criar um Blog ou Site, deixe um comentário aqui ou no Facebook e eu entrarei em contato!

Grande abraço e até logo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.