Descobrindo… O Zabbix

07-activity_monitor     Há alguns meses atrás, li uma frase que me fez refletir sobre o que eu estava fazendo de errado ou certo no meu trabalho. Pude compreender bastante coisa e, o melhor de tudo, ter a determinação de mudar a forma como eu trabalho:

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja, não há sucesso no que não se gerencia”. (adaptado de W. Edwards Deming)

Administrar uma rede heterogênea, com diversos sistemas implantados, não é uma tarefa muito fácil. Na minha opinião, este é um dos grandes desafios da área de Infraestrutura de Redes. Os sistemas não param de ser criados e melhorados. A internet não para de lançar novos meios de se trabalhar. A Infraestrutura não para de tentar manter o seu “habitat” estável. Essa é a grande tarefa a qual nos deparamos em nossos “pequenos” dias de trabalho.

A linha que divide a maturidade de uma rede é muito bem definida com o pensamento do William Edwards Deming. É claro que, quando ele falou isto, não estava se referindo à redes computacionais, mas eu fiz uma ligação muito forte à minha área e, por conta disto, descobri um sistema grandioso chamado Zabbix.
zabbix_installation_tutoriel
Junto com a necessidade da empresa em que trabalho, de “enxergar” todos os seus ativos de rede, veio a nossa preocupação (Minha e de meus amigos e companheiros de trabalho, Rodolfo e Marcel) de administrar nossa rede, pró-ativamente. O Zabbix entrou em nossas vidas na hora exata e entregando todas as funcionalidades que mais queríamos, configurar um monitoramento de rede de forma rápida, prática e…sem custo!

Após estes meses de implantação do sistema, estou muito feliz com o resultado e, acreditem, agora eu quero monitorar tudo o que eu vejo. Quem sabe não monitorar o quanto eu gasto de água nos meus banhos ou até quanto eu poderia economizar em energia elétrica dentro da minha casa? Este é o objetivo! Conhecer tudo sobre o lugar que eu e outras pessoas administram, diminuindo custos, incidentes e tendo o prazer de conhecer e manter um ambiente totalmente estável.

Para quem ainda não conhece, falarei muito mais sobre o Zabbix em outras publicações.

Grande abraço e até logo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.